Bull Market: 10 Empresas que mais se valorizaram desde suas mínimas

]

Bull Market: 10 Empresas que mais se valorizaram desde suas mínimas

Criamos um ranking gratuito para identificar as empresas que mais se valorizaram desde suas mínimas. Considerando o valor mínimo atingido no intervalo de 1 ano (52 semanas) em relação ao preço atual.

Bull Market é um termo utilizado por investidores de Bolsa de Valores. É considerado um dos conceitos básicos para quem aplica em ações, assim como o Bear Market (o antagonista).

O “mercado de touro” e o “mercado de urso” impactam a Bolsa de Valores de formas opostas.

São considerados expressões para os movimentos de alta e baixa do mercado de ações. O touro e o urso, além de representaram as tendências gerais do mercado, descrevem o estado geral da economia e o emocional do investidor.

Neste sentindo, confira a dez empresas que mais se valorizaram desde suas mínimas, usando como referência o preço de fechamento do último pregão:

10 Empresas que mais se valorizaram

EMPRESA VALORIZAÇÃO Taurus Armas (TASA4) 397.63% Excelsior (BAUH4) 344.06% Banco Inter (BIDI4) 338.03% Sid Nacional (CSNA3) 263.67% Unipar (UNIP6) 261.73% Fras-le (FRAS3) 236.04% Portobello (PTBL3) 235.05% Ferbasa (FESA4) 215.47% Technos (TECN4) 197.87% Wiz S.A. (WIZS3) 196.24%

Veja a nossa tabela Ranking Bull Market com as maiores altas em tempo real, por aqui. Nela você poderá acompanhar as principais empresas que mais se valorizaram, bem como, aquelas que estão na corrida para estar no topo.

Origem dos termos Bull e Bear Market

Existem alguma teorias sobre como surgiram estas expressões (Bull Market e Bear Market).

A mais famosa é a analogia ao ataque destes dois animais (touro e urso). Enquanto os touros (bull) atacam de baixo para cima com os chifres, jogando as pessoas para cima, os ursos (bear) atacam de cima para baixo com uma patada.

Como funciona o Bull Market

Bull Market, em tradução livre do inglês, significa Mercado do Touro que expressa a referência de uma mercado de alta.

De forma geral, quando o mercado esta vivendo um ciclo de otimismo, geralmente, se atribui ao adjetivo “bullish”, representando um bom momento para a economia ou ativo, com sucessivas altas.

Momentos como este, significa que os investidores estão propensos aos investimentos, acreditando que a alta perdurará por mais tempo. No mercado de ações, representando na alta dos preços.

Fatores que geram otimismo

O mercado é o principal responsável pelo otimismo como um todo, ele reflete as expectativas em relação à economia. Alguns dos fatores que impulsionam o otimismo são:

Crescimento do PIB;

Crescimento do lucro das empresas;

Menor taxa de desemprego;

Queda dos juros;

Diminuição da inflação.

Como aproveitar um Bull Market

Os mercados são marcados por ciclos de expansão e de contração que fazem os movimentos da bolsa oscilar entre o pessimismo e o otimismo; entre o Bull Market e o Bear Market.

Neste processo, o investidor possui a oportunidade de investir em ativos com capacidade de crescimento. Buscando entre as opções de qualidade que ainda estão em baixa para aproveitar o ciclo de Bull Market.

Uma das estratégias para lucrar na Bolsa de Valores é com os aportes mensais recorrentes em boas empresas da Bolsa. Historicamente, as probabilidades se mostram favoráveis para aqueles que são investidores de longo prazo.

Ou seja, na estratégia do Value Investing, a oportunidades está em encontrar bons ativos por preços descontados.

Ciclos de um Bull Market

O mercado de renda variável é formado por ciclos, de altas e baixas, portanto varia.

Em ciclos de Bull Market, o sentimento é positivo, no início ocorre a fase de acumulação. O mercado começa a antecipar o ciclo de crescimento, provocando alta nos preços dos ativos.

O país volta a crescer, o desemprego realmente volta a diminuir e várias empresas começa a apresentar resultados melhores.

As pessoas começam a ver o investimento como uma oportunidade e cada dia mais e mais entram no negócio. Com a alta nos preços, o sentimento de euforia tomado pelo senso de ganância, muitos investidores passam a confiar de forma exagerada pagando valores muito acima pelos ativos por acreditarem que o mercado continuará subindo.

Neste momento, investidores mais experientes começam a se desfazer ou diminuir exposição de seus ativos pensando em balancear a carteira e executar de forma total ou parcial o lucro na operação.

Com preços em picos excessivos o mercado pode começar a dar sinais de mudanças de ciclos ou, mudar de forma imprevisível e brusca a direção do mercado. Seja com uma crise ou com uma pandemia com a qual aconteceu em entre fevereiro e março de 2020.

Conclusão

A melhor estratégia para ganhar dinheiro no mercado é ter paciência e agir com coerência dentro de um risco que você está disposto a correr.

Ninguém consegue prever com exatidão o que acontecerá, o futuro é incerto, portanto ter uma boa estratégia via alocações diversificadas é uma boa maneira de se proteger e aproveitar os ciclos do mercado.

No mercado de alta, aquele que aproveitar o início de uma tendência se beneficia do aumento dos preços.

Em mercados de baixa, investidores geralmente aproveitam para começar a ajustar posições com alguns aportes pensando no longo prazo.

Acompanhar o mercado e ler diversas opiniões e projeções é o ideal para garantir a melhor decisão. Aqui no Acionista acreditamos que as melhores decisões ocorrem quando estamos bem informados. Portanto, leia, compare e decida da melhor maneira sobre seus investimentos.

Como encontrar as Super Ações?

A nossa plataforma conta com a cobertura das principais casas, corretoras e casas de análises do país. Em Super Ações você irá encontrar a selação dos ativos mais sugeridos no intervalo de 3 anos, portanto, aqueles realmente preferidos entre todas as carteiras.

Em seu ambiente exclusivo, acesse também:

Você sabe o que é bull e bear market?

]

Bear and bull sculptures outside the Frankfurt stock exchange

Tenho certeza de que você já ouviu os termos “bull market” e “bear market”, ainda mais agora com o reforço de peso do “Vaaaaai tourinho” no nosso time da XP.

Notoriamente famosas no universo dos investimentos, essas expressões que em português significam “mercado touro” e “mercado urso”, respectivamente, estão relacionadas aos movimentos de alta e baixa do mercado de ações na Bolsa de Valores.

Como muitos outros termos e expressões utilizadas no cotidiano dos investidores, não existe uma única origem aceita sobre elas. Porém, uma das explicações mais conhecidas é a que diz respeito à forma como esses animais, touro e urso, atacam suas presas.

Bull market

PUBLICIDADE

Bull market, ou mercado touro, é o mercado de alta. Por conta do ataque do touro, que vem de baixo para cima, numa ascendente com a chifrada.

Ou seja, essa expressão é utilizada para dizer que o mercado está em um momento bom e otimista. Em outras palavras, a expectativa é que os preços das ações subam e, com isso, os investidores contem com a possibilidade de lucros maiores em suas operações de compra.

Talvez, você também escute a expressão “bullish” (“como um touro”, em tradução livre), que quer dizer a mesma coisa: mercado em ascensão.

Como funciona o bull market?

Um bom exemplo para você entender como funciona o Bull Market é lembrar da lei da oferta e demanda. Com o mercado otimista, mais pessoas querem comprar ações e, com isso, o preço delas sobe.

O brilhantismo no mundo dos investimentos gira em torno do timing perfeito de quem identificou o touro antes de ele aparecer, comprou os ativos mais baratos e, com isso, pôde lucrar com a venda deles no momento de alta.

Bear market

O bear market, ou mercado urso, é o mercado de baixa, ou seja, quando os preços das ações caem e os investidores estão pessimistas em relação ao mercado.

PUBLICIDADE

No momento do ataque, o urso dá sua patada de cima para baixo, fazendo um movimento descendente. Diferente do touro, que reage com o movimento contrário, atacando sua presa com os chifres e jogando-a “para cima”.

Existe também o adjetivo “bearish” ( “como um urso”, em português), que pode descrever um momento ruim da economia: inflação alta, desemprego crescente ou algum segmento do mercado em baixa, por exemplo.

Ou seja, pode ser um evento geral do mercado ou algo pontual em uma análise microeconômica de um determinado setor.

Como funciona o bear market?

No caso do mear market, estamos falando de um mercado pessimista.

Ou seja, mais investidores querendo vender suas ações, receosos com a possibilidade de sofrerem com possíveis prejuízos — o que faz com que a oferta de ativos seja maior do que a demanda e, consequentemente, fazendo com que o preço deles caiam.

Quem optar por comprar nesse momento de baixa pode ter que esperar muito tempo para ver o lucro na aplicação, já que a queda dos preços pode ser longa.

O mais recomendado é que o investidor procure comprar uma ação quando os preços estiverem no fundo do poço, mas já apresentem algumas sinalizações de melhora.

Ou seja, quando começar a dar indícios de que a tendência de baixa está perdendo força e que a demanda esteja aumentando.

Como se preparar para entrar no mercado de renda variável?

PUBLICIDADE

Devemos fazer uma leitura minuciosa do comportamento do preço no tempo. Com isso, conseguimos ver alguns padrões de candles, alterações de volume e outros estudos que nos darão sinais do que deve estar por vir.

Parece complexo, mas com dedicação e estudo qualquer pessoa pode aprender sobre análise técnica.

Bull Market e Bear Market: o que significam e as diferenças – Educação Financeira – Estadão E-Investidor – As principais notícias do mercado financeiro

]

Os termos “bull market” e “bear market” são usados para descrever os momentos de alta e baixa do mercado, respectivamente. As duas expressões são mais utilizadas no mercado de ações, mas também servem como referência para ativos como commodities, fundos imobiliários e até para definir a situação da economia.

O que é bull market?

O bull market, ou mercado “bullish” (como um touro, em tradução livre do inglês), é usado em momentos de otimismo, quando os ativos sobem e os investidores se mostram confiantes em relação à valorização dos papéis.

Leia também

Na prática, o bull market é caracterizado quando o mercado valoriza 20% na comparação com o pico mais baixo do ciclo anterior, de baixa.

Origem do termo “bull market”

O touro, “Bull”, em inglês, foi o símbolo escolhido para representar o mercado em alta pela sua força, energia e imprevisibilidade. O autor do livro Miopia Corporativa, Richard Tedlow defende que o termo também se refere ao movimento de ataque do touro feito com os chifres de baixo para cima – representando o viés de crescimento.

Não é a toa que o “charging bull”, escultura de bronze próxima a Wall Street, no distrito financeiro de Nova York, é considerado a imagem mais icônica do mercado mundial.

O que é bear market?

Ao contrário do bull market, o bear market, ou mercado “bearish” (como um urso), é utilizado para descrever momentos pessimistas, quando o preço dos ativos cai e a confiança dos agentes diminui, causando um viés generalizado de baixa.

Tecnicamente, o bear market ocorre quando determinado mercado recua mais de 20%, em relação ao pico mais alto do ciclo anterior.

Origem do termo “bear market”

Símbolo da queda, o urso foi escolhido por hibernar durante o inverno, representando a contração em períodos de baixa. Segundo Richard Tedlow, o fato do urso atacar com suas patas de cima para baixo é outro fator que explica a analogia.

Assim como o touro, o urso também é homenageado com uma escultura, que fica em frente à Bolsa de Valores de Frankfurt, na Alemanha.

Como ganhar dinheiro

No bull market

Um dos grandes desafios do investidor de renda variável para é identificar o início e o fim dos ciclos de bull market e bear market no mercado para buscar e oportunidades interessantes de investimento.

Quando o mercado está em alta, o ideal é entrar no começo desse movimento para aproveitar ao máximo a valorização dos ativos.

Por outro lado, esse cenário pode pegar muitos investidores desprevenidos, principalmente os iniciantes. Afinal, é sedutor achar que o crescimento é eterno e vai garantir os mesmos ganhos de alguém que entrou no início do avanço.

Muitos, no entanto, acabam chegando no fim da festa e esquecem que o mercado enfrenta oscilações naturais e que a rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

No bear market

Já no mercado em baixa, a necessidade é outra: perceber o início de uma queda mais acentuada e pular fora antes dos ativos atingirem o fundo do poço, esperando uma reversão de expectativas para voltar a investir na hora certa e aproveitar o bull market.

É importante frisar que o bear market não configura, necessariamente, um cenário catastrófico. Se o investidor tiver objetivos de longo prazo, não há necessidade de se desesperar com alguns meses de baixa. A valorização pode voltar com o passar do tempo.

Além disso, o mercado em baixa pode oferecer descontos atraentes para alguns ativos que perderam valor com o pânico gerado pela queda generalizada, mas ainda apresentam fundamentos de mercado interessantes. Ou seja, depois do susto, as ações ainda podem subir com força na retomada, basta deixar os nervos se acalmarem.

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Abra sua conta na Ágora Investimentos

Nossos editores indicam estes conteúdos para você investir cada vez melhor